quarta-feira, 7 de abril de 2010

Matéria publicada no site da UNIRIO hoje:

06/04/2010
Cine Drops UNIRIO: Clube de Cinema começa no dia 12 de abril

Nesta segunda-feira, dia 12 de abril, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) dá início a um novo projeto: o Cine Drops UNIRIO, clube de cinema que tem o objetivo de exibir e discutir obras cinematográficas de excelência de todas as épocas. O título que abre a programação é a versão original de “Tempos Modernos”, clássico de Charles Chaplin lançado em 1936. O grupo de chorinho Saci Chorão tocará ao vivo durante a exibição, ao estilo das orquestras que faziam a trilha sonora dos filmes mudos nos primeiros anos de cinema. A sessão, seguida de debate, começa às 18h, no Auditório Vera Janacopulos da UNIRIO (Av Pasteur, 296, Urca). A entrada é franca.

Para o debate de estreia do Cine Drops UNIRIO, estão convidados o cineasta e produtor de cinema Diogo Dahl, o músico e ator Ricardo Romão, e o professor e ator Luciano Maia, que é Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UNIRIO. Em um bate-papo informal, os três vão discutir aspectos fílmicos, críticos e estéticos desta obra que se tornou um marco nas críticas à sociedade industrial. Eleito em 1998 para o Top 100 de todos os tempos do American Film Institute, “Tempos Modernos” satiriza as mudanças decorrentes da industrialização, mostrando as agruras de um operário dentro de uma fábrica repleta de geringonças inusitadas, como um "comedor para funcionários", que prometia reduzir para apenas 15 minutos o horário de almoço.

“A ideia do Cine Drops é ser um ponto de encontro, um momento especial em que pessoas se reúnem para se permitir fruições distintas, da contemplação à risada, da tensão ao arrebatamento. A proposta é fazer da UNIRIO também um lugar de cinema”, avalia o produtor cultural Marcio Leandro Oliveira, idealizador do projeto e programador da mostra.

Marcio, que é servidor da Coordenação de Cultura da UNIRIO desde 2008, conta que a iniciativa de criar um cineclube é resultado de sua relação afetiva com o cinema, que aflorou durante os anos como estudante de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de ter cursado algumas disciplinas da área cinematográfica, Marcio foi bolsista do Centro de Artes da UFF, espaço em Niterói que mantém um teatro, uma sala de exposições e uma sala de projeção. “Esperava ansiosamente pelas segundas-feiras, quando o Cine Arte UFF cobrava metade do valor do ingresso, ou até menos que isso, em todas as sessões. No início, confesso, a espera se dava por questões de grana – quem já foi estudante sabe o que é isso. Depois percebi que as segundas-feiras no Cine Arte se tornaram os dias dos grandes encontros, de celebração dessa coisa apaixonante chamada cinema. Assim, ao pensar em um dia para o Cine Drops, a resposta veio clara: só poderia ser segunda-feira”, recorda.

Para o primeiro semestre deste ano, o Cine Drops tem os seguintes filmes na programação: “Um Dia Muito Especial” (Una Giornata Particolare), de Ettore Scola, em 3 de maio; “Asas do Desejo” (Der Himmel über Berlin), de Wim Wenders, em 7 de junho; e “Amores Expressos” (Chungking Express), de Wong Kar-Wai, em 5 de julho.

SERVIÇO:
Cine Drops UNIRIO – Clube de Cinema em gotas
No dia 12 de abril (segunda-feira), será exibido “Tempos Modernos”, filme mudo com trilha sonora ao vivo do grupo Saci Chorão, que se apresenta simultaneamente à exibição do filme. A sessão é seguida de debate com Diogo Dahl (produtor de cinema), Ricardo Romão (músico e ator) e Luciano Maia (ator, professor da Escola de Teatro e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UNIRIO).

Local: Auditório Vera Janacopulos, campus da Reitoria (Av Pasteur, 296 – Urca)
Horário: 18h
Capacidade: 180 lugares
Entrada Franca.
Não há distribuição de senhas.

Ficha técnica:
“Tempos Modernos” (Modern Times). EUA, 1936.
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Paulette Goddard e outros.
Duração: 83 minutos
Classificação Etária: livre


Local: Auditório Vera Janacopulos: Av Pasteur, 296 – Urca

Nenhum comentário:

Postar um comentário